TRABALHO METODOLOGIA
Em resumo, pode-se dizer que as IES não credenciadas como Universidades, podem limitar-se ao seu incentivo, oque é realizável, por exemplo, através da manutenção de programas de iniciação científica, com bolsas para alunos e atribuição de carga horária para os docentes. Já as Universidades tem o dever de manter, de forma indissociável, atividades de ensino de ensino, pesquisa e extensão.
Capitulo 3º
3 DA CONSTITUIÇÃO DO SENSO COMUM À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico, era ele visto, tradicionalmente, como o conhecimento verdadeiro sobre um determinado objeto, descoberto com a utilização do método científico. Embora essas visão ainda seja muito forte em algumas áreas, a visão dominante hoje no campo das ciências é a de que a principal característica do conhecimento científico é sua testabilidade: ele tem de ser público quanto aos resultados, ás hipóteses testadas e aos métodos utilizados para sua obtenção, de forma que a sua produção possa ser reproduzido em qualquer outro lugar por qualque outro cientista, sendo então confirmado ou refutado.
Capitulo 8º
4 ETAPAS DA PESQUISA COMO PROCESSO INSTITUCIONALIZADO
O grande problema desse tratamento dado à Metodologia da pesquisa é que ele é extremamente formalista. Preocupa-se fundamentalmente com a produção material e formal dos documentos que dão origem à pesquisa e a relatam, mais abandonam a pesquisa em si: o processo de localização, recuperação, leitura, compreensão, análise, interpretação, ordenação, sistematização e reelaboração do conhecimento acumulado e de produção do conhecimento novo. É necessário que se veja a pesquisa como inerente ao processo educacional, como o principal instrumento de aprendizagem no ensino