Trabalho Metodologia 1
CÂNDIDO, Reginaldo Aparecido. A produção de sentido nos textos empresariais.
Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 11, p. 97-104, 2013.
A PRODUÇÃO DE SENTIDO NOS TEXTOS EMPRESARIAIS
O autor Reginaldo Aparecido Cândido, destaca em seu artigo sobre "A Produção de Sentido Nos Textos Empresariais", a importância e a dificuldade de encontrar no contexto empresarial das organizações a utilização de uma linguagem culta e de forma correta das regras gramaticais.
Um dos principais fatores citados pelo autor que podem motivar essa dificuldade dos colaboradores dentro da empresa seria a falta de hábito de leitura, afinal, quem pratica a leitura com bastante freqüência adquire um conhecimento amplo de vários tipos de linguagem, o que ajuda muito na hora de uma produção textual. Porém, as gerações atuais têm crescido com um hábito ligado mais às mídias, pelo grande número e variedade dos tipos de comunicação, e pouco à leitura, e quando chegam a uma empresa encontram essa dificuldade de se adaptar a um contexto que tem uma necessidade do uso adequado da língua portuguesa tanto na fala quanto na escrita. E essa dificuldade já vê desde os tempos de escola, sem o alcance de um bom aprendizado com a educação básica de ensino que encontramos, quando mais jovens, onde a fala é considerada menos informal, e é bem distinta da comunicação escrita, e então ela é transpassada no papel da mesma maneira falada. E é ai que está o erro.
Quanto à importância dos textos empresariais dentro das organizações, o autor cita a autora Mirian Gold, que relata que as elas se preocupam muito com o marketing informal da empresa e esquece-se de certos recursos que são fundamentais para o relacionamento com o cliente, para a transmissão de uma boa mensagem, uma boa imagem que está passando para o mesmo, e a importância para o crescimento e lucratividade da empresa.
A recomendação é de que não sejam elaborados textos em que a interpretação seja mais complexa, mais