Etapa 01 Passo 01 Analize De Investimento
Economistas apontam para um momento ruim no ano de 2015, pois será o ano dos reajustes para a economia brasileira. Os bancos brasileiros enfrentarão uma pressão maior sobre a qualidade de seus ativos e maiores provisões para perdas de crédito em 2015, o que deve impactar a lucratividade do setor.
A investigação sobre a Petrobras e a redução dos investimentos pela empresa aumentam a pressão sobre o setor bancário. Enquanto as receitas dos bancos crescem devido à alta das taxas de juros desde 2014, o desgaste na capacidade de pagamento dos tomadores aumenta pela mesma razão.
Para a inflação apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o mercado elevou a taxa de 7,15% para 7,27%. A expectativa é que o dólar feche o ano cotado a R$ 2,90 e a taxa básica de juros fique em 12,75% ao ano. Os preços administrados, que são controlados pelo governo como as tarifas de luz e a gasolina, têm elevação estimada em 10% ante os 9,48% previstos anteriormente.
O mercado financeiro não está otimista em relação à Dívida Líquida do Setor Público, que deve passar de 37,2% para 38% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas do país.
A economia brasileira deve permanecer estagnada em 2015.o Brasil terá “PIB flat” este ano, ou seja, próximo a zero, deixando para 2016 as perspectivas de melhora.
Sendo assim o cenário da economia brasileira neste ano não está favorável fazendo com que os investidores fiquem com receio de investir, oque prejudica ainda mais a economia brasileira, Investidores e analistas do mercado financeiro estimam que a economia deva encolher 0,42% em 2015. Os números estão no Boletim Focus divulgado semanalmente pelo Banco Central. A produção industrial deve encolher 0,43%, informa a publicação.
Referencias: http://g1.globo.com/economia http://www.folhadoestado.com.br/ http://www.abril.com.br http://exame.abril.com.br/economia/