trabalho metalurgia noite
ALÍVIO DE TENSÕES
NORMALIZAÇÃO
IFF – SJB
ALUNO – ANDERSON LIMA DE OLIVERIA
METALURGIA - NOITE
-ALÍVIO DE TENSÕES
Objetivos:
Redução de tensões residuais provenientes dos processos de fabricação ou adquiridas durante serviço. As tensões residuais mais comuns são:
Tensões residuais de soldagem
Tensões residuais de conformação mecânica (encruamento)
Tensões residuais de solidificação (componentes fundidos)
Tensões de usinagem (operações de torneamento, fresagem ou retificação)
Absorção de hidrogênio durante operações de recobrimento galvânico (fragilização por hidrogênio)
Execução do tratamento:
O aquecimento é realizado em temperaturasabaixo do limite inferior da zona crítica, sendo comuns temperaturas de até 600ºC. Em componentes temperados e revenidos, o alívio de tensões é realizado em temperaturas abaixo da temperatura empregada para o revenimento. O tempo de permanência varia de 1 até 100h e o resfriamento é retirando-se o componente do forno e deixando este ao ar.
ALÍVIO DE TENSÕES NATURAL:
Atualmente é muito raro a prática do alívio de tensões natural. Foi muito comum em fundições que dispunham de estoque de fundidos. Consiste em deixar ás intempéries componentes fundidos durante meses ou até anos. Estima-se que seja capaz de eliminar somente 10% a 20% das tensões residuais.
DESIDROGENAÇÃO
A desidrogenação é um tratamento térmico de alívio de tensão aplicado após operações de recobrimento galvânico visando a remoção de hidrogênio. É realizado em estufa, em temperaturas da ordem de 150 a 250ºC imediatamente após o processo de recobrimento. A maioria dos processos eletroquímicos apresentam quantidades significativas dehidrogênio no estado iônico que difunde-se para o interior do metal pela diferença de concentração de H. A difusão de hidrogênio apresenta diversos efeitos deletérios, que incluem: geração de tensões internas, fragilização e/ou a precipitação