ggghdf

3649 palavras 15 páginas
Metalurgia
Introdução
Nas fases mais recuadas o homem apenas empregava os metais, obtidos em estado natural, que conseguiam substituir a pedra como base técnica primitiva. O trabalho inicial dos metais utilizava as técnicas da idade da pedra. O uso do metal limitava-se ao fabrico de objectos simples de cobre, ouro e chumbo, metais todos estes dúcteis e fáceis de moldar e que se fundem a temperaturas relativamente baixas.

O início da metalurgia representou um marco importante no desenvolvimento humano, criou novas necessidades, relações técnicas e sociais e entabularam-se novos contactos entre regiões até aí autárcicas. As qualidades únicas de matérias-primas, como cobre, bronze, ouro, prata ou ferro, aliadas à capacidade de reutilização, à comodidade de armazenamento e às origens geográficas por vezes distantes, provocaram divisões sociais que se tornariam cada vez mais vincadas.

*Desenvolvimento

A metalurgia é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como o ferro (Fe), o ouro (Au), a prata (Ag) e o bronze (Cu-Sn). Os materiais metálicos constituem um dos grupos em que podemos classificar tecnicamente os materiais. Os outros três grupos são: materiais poliméricos, materiais cerâmicos e compósitos (formados pela junção de materiais de tipos diferentes. Ex.: fibra de vidro é um compósito formado por um material cerâmico e um material polimérico).
Os metais por sua vez, podem ser divididos em três subclasses: ferro (Fe) e aço (Fe-C); ligas não-ferrosas e superligas (Ex.: bronze, Cu-Sn; latão, Cu-Zn; e nitinol, Ni-Ti) de maior aplicação no campo aeroespacial; e compostos intermetálicos (Ex.: WC – widia), materiais estruturais de alta temperatura (UFRGS). O ferro é o metal mais produzido pelo homem, respondendo por mais de 90% da produção em escala global em massa de metais.

Acredita-se que o primeiro contato do homem com os metais tenha se dado ao acaso por volta de 6 a 4 mil anos a.C. com metais

Relacionados