TRABALHO MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
2014.2
SEMINÁRIO I
DISCENTE: Maria Vanusa Oliveira dos Santos
PROFESSORAS: Jacyene Melo de Oliveira Araújo e Maria Cristina Leandro de Paiva
TUTORAS: Olga Regina, Úrsula Cardoso, Jailma Carvalho e Elizaete Maria
NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
LUIS GOMES/RN
12 DE NOVEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Hodiernamente a sociedade vive uma Era de constantes mudanças e transformações, que vão desde as alterações no âmbito social até mesmo no âmbito do próprio seio natural. Nesse sentido, visualizamos as mudanças no comportamento do homem que agi em sociedade modificando, alterando o ciclo natural do ambiente.
Diante dessas mudanças sociais a escola deve está preparada para explorar desde a base das crianças já no ensino da educação infantil buscando novos caminhos na construção de conhecimentos sobre a diversidade social e cultural na qual estamos expostos. Ressalte-se que, a escola deve aproveitar a fase da criança que está cheia de curiosidades, que quer descobrir o porque dos eventos naturais, porque chove, como venta, porque do dia e da noite, ou seja decifrar como acontece e de onde surgem os fenômenos da natureza.
Nesse sentido, demonstraremos no presente estudo diretrizes que podem ser inseridas no ensino da educação infantil dentro do aprendizado escolar, que serão capazes de contribuir na formação do caráter social de um indivíduo responsável pelos próprios atos, os quais irão repercutir na sociedade em que vive, tudo no limite de seu raciocínio e no seu poder de aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
Os conhecimentos de mundo são repassados as crianças desde o nascedouro, quando dos primeiro passinhos, da fase que se inicia as indagações, os porquês, e aí cabe aos primeiros professores de vida - os pais, as primeiras respostas e explicações, inclusive o papel de impulsionar o interesse por novas descobertas e incentivar o