Trabalho MEDICAMENTO METAMUCIL
O fitoterápico Metamucil foi encontrado na farmácia Flexfarma localizada Djalma Batista onde foi adquirido para a realização deste estudo em campo que teve como finalidade mostra os benefícios desse produto na sociedade mostrando através da RDC n48, de 16 de março de 2014 que dispõe sobre o registro medicamentos fitoterápico.
A história do produto começou em 1932 quando o Dr. Victor Papesch iniciou estudos e experimento com uma substãncia extraído da casca das sementes de plantago ovata, erva natural nativa da Ásia, do Mediterrâneo e do norte da África, que cresce em solos arenosos e lamacentos. A substância em questão era o Psyllium Husk, também conhecida como ispaghula e isapgol, que era rica em fibras que absorve e retêm líquidos, ajudando assim a manter e restaurar a regularidade intestinal de maneira natural. Terminadas as fases de pesquisas resolveu lançar em 1934 no mercado americano o METAMUCIL como laxante 100% natural baseado em fibras solúveis, inicialmente direcionados para pessoas com problemas de prisão de ventre. O produto era comercializado em forma de pó para ser adicionado á água ou outros líquidos. Durante muitos anos, foi comercializado apenas na forma de pó solúvel, mas em 1985 a empresa Protec &Gamble adquiriu o metamucil que passou a fazer parte de suas criações de produtos passaram a comercializar em formas de bolachinhas de wafer e mais recentemente ás cápsulas. Neste trabalho daremos ênfase na forma farmacêutica em forma de pó, as embalagens em saches, extremamente praticas para serem carregadas na bolsa, fazendo com que o produto pudesse ser consumido a qualquer hora.
O produto em destaque neste trabalho o METAMUCIL em relação à rotulagem pode-se observar que os rótulos secundários obtêm as seguintes informações como: o nome comercial do medicamento, a denominação genérica de cada princípio ativo em letras minúsculas, concentração de cada principio ativo, restrição de uso por faixa etária como “USO