TRABALHO MATERIAIS NT ARTIFICIAIS PRONTO
CINDY BARBOSA TORRES
B914GG2 5º SEMESTRE Q
INFRAESTRUTURA – FUNDAÇÕES
SANTOS
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CINDY BARBOSA TORRES
B914GG2 5º SEMESTRE Q
INFRAESTRUTURA – FUNDAÇÕES
Trabalho apresentado à disciplina de Materiais
Naturais e Artificiais do 6º Semestre de Engenharia
Civil da Universidade Paulista – Uni como requisito parcial para avaliação semestral.
Professor: Novita
SANTOS
2015
1. Introdução à Infraestrutura
O principal fator determinante para o sucesso de qualquer obra, é a boa execução da infraestrutura. A infraestrutura é um conjunto de elementos que sustentam toda a estrutura, e necessita de profissionais capacitados para proporcionar ao cliente segurança, qualidade e o melhor custo beneficio. A fundação direta é assentada nas primeiras camadas do solo (em média até 2 m), e a fundação profunda nas camadas mais profundas do solo, em virtude da resistência só ser alcançada em camadas de 10 m ou mais.
2. Tipos de Fundações
Escolha o tipo de fundação levando em consideração diversos aspectos da obra a ser realizada e do tipo de solo encontrado nas sondagens iniciais, e também verifique as fundações vizinhas e suas respectivas restrições, não esquecendo de verificar o orçamento disponível para executar a obra completa.
Se o solo firme estiver a pequena profundidade, pode-se transferir a carga superior diretamente ao solo pela fundação, denominando “Fundação Superficial ou direta”, que são executadas em valas rasas, com profundidade média de até 3 metros, e caracterizados por blocos, alicerces, sapatas e radiers. Quando a camada resistente à carga da edificação ou seja, onde a base da fundação está implantada, não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 2 m de profundidade.
Tipos de Fundações diretas ou Superficiais
Baldrames: fundações em concreto simples ou pedra argamassada, apenas indicada para pequenas cargas em terrenos com qualidade de médio a