Trabalho Mariene
AUSENI DA SILVA MONTEIRO
FERNANDA CAMARGO SILVA
FRANCIRENE PALHÃO PICANÇO
THAINAN OLIVEIRA DOS ANJOS
ATIVIDADE AVALIATIVA
SANTARÉM-PARÁ
Março/2015
Atividade Avaliativa
1. Defina reforço direto, reforço indireto, auto-reforço, reforço vicariante e dê dois exemplos do cotidiano ou da vida pessoal para cada tipo de reforço.
1.1 Reforço Direto: Quando o observador é reforçado a reproduzir o que observou de um modelo que se comporta.
Exemplos:
A) Carla tem dezessete anos e sempre observou sua mãe fazer pudim aos domingos. Algum tempo depois, Carla passa no vestibular e vai morar sem a mãe em outra cidade. Em um domingo de manhã resolveu fazer a sobremesa que sua mãe costumava fazer. Depois do almoço a garota liga para a mãe e conta o sucesso do doce, e sua mãe lhe incentiva com a seguinte frase: “Parabéns filha, continue assim!”.
B) Renato está no terceiro ano do ensino médio, e em uma conversa com seu pai, revela que quer seguir a profissão do mesmo. Seu pai entusiasmado entrega vários livros pro filho, para que ele se prepare para o vestibular.
1.2 Reforço Indireto: São reforços em que o modelo é que é reforçado.
A) Renato desde pequeno admirou a profissão do pai (médico), sempre o acompanhava em suas consultas e o elogiava muito pela competência. Essa atitude fez com que o pai de Renato fosse cada vez mais eficiente em seu trabalho.
B) Lohana tem quatro anos e sua tia Jéssica tem vinte, a pequena sempre vê a tia estudando e indo diariamente para a faculdade. Lohana diz para Jéssica que quando crescer deseja ser como ela. Isso reforça Jéssica a estudar e se dedicar cada vez mais.
1.3 Auto-reforço: Quando o sujeito é que controla os seus próprios reforços.
A) Maria estudou muito para a prova de neurofisiologia, consequentemente tira boa nota, isso reforça Maria a estudar cada vez mais.
B) Silvia dorme cedo, pois ao acordar se sente bem disposta,