Trabalho LUX
Imagine um sabonete que conquistou a liderança de sua categoria mantendo-se em sintonia com a evolução da mulher e desenvolvendo novos produtos capazes de redimensionar o prazer do banho. A marca em questão é a LUX. Sempre associado à beleza e ao carisma de personalidades femininas no auge da fama, LUX construiu uma trajetória de comunicação que converteu a marca num ícone da propaganda mundial.
O nome “Lux”, embora signifique “luz” em latim, não foi escolhido por essa razão. Sua origem vem da palavra “luxury” (luxo), muito adequada para caracterizar o sabonete LUX TOILET SOAP lançado em 1924, nos Estados Unidos, pela Lever Brothers, empresa que cinco anos depois daria origem à multinacional anglo-holandesa Unilever. Uma curiosidade: desde 1900 LUX era utilizado como marca de um sabão para lavar roupa da empresa. Nessa época, além do mercado ser dominado exclusivamente por sabonetes franceses, o acesso a produtos sofisticados de higiene e perfumaria era restrito a um pequeno círculo da elite. O novo sabonete possuía textura fina, fragrância rica, era fabricado utilizando um método criado na França e vendido a 10 centavos de dólar. LUX foi o primeiro sabonete luxuoso a chegar ao mercado com a proposta de atingir um segmento mais amplo entre as mulheres. Para tanto, contou com o encanto das divas do cinema, que o tornaram objeto do desejo de consumidoras do mundo inteiro. A marca lançou campanhas publicitárias que utilizavam a empatia de estrelas internacionais de maior sucesso na época. Com um custo bem mais acessível que os concorrentes importados, a marca revolucionou a categoria ao apresentar um produto de qualidade ao alcance de todas as mulheres.
1. Público-alvo:
Gênero: mulheres.
Observação: apesar de a estratégia de marketing do sabonete Lux estar focada no público feminino, a marca é lembrada por homens (44%) e mulheres (50%).
Idade: a partir de 18 anos.
Perfil: a gama Lux é ideal para uma mulher moderna, dinâmica, que gosta de ser e de