Estudo Dirigido Wesley Guedes
REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM GEOGRAFIA
WESLEY GUEDES DOS SANTOS RODRIGUES
ESTUDO DIRIGIDO
PROFª VALÉRIA AMORIM DO CARMO
BELO HORIZONTE
2015
1. O mapa assim como qualquer outro produto da linguagem gráfica é um instrumento de comunicação e como tal precisa ser construído para que a mensagem possa ser compreendida sem duplicidade. Para isso existe um conjunto de procedimentos que precisam ser realizados. Quais são essas etapas? Comente cada uma delas.
R.: Os conjuntos são a escolha do tema, a escala, legenda (convenções geográficas), coordenadas e títulos. A escolha do tema visa representar as informações sob uma perspectiva geográfica, transformando o Espaço-Território em elemento de análise espacial de dados, apresentando informações especializadas.
2. Na tradução para a linguagem gráfica existe um conjunto de regras que precisa ser cumprido para que a mensagem a ser comunicada seja clara, ou seja, que seu significado seja respeitado. Neste caso, a gramática que usamos é a Semiologia Gráfica . O que a Semiologia Gráfica nos diz quando vamos elaborar um mapa?... lembrem-se do exercício dos recursos minerais.
R.: Que se deve atentar para os signos e suas variações visuais de forma, tamanho, orientação, cor, etc para uma comunicação mais eficaz numa representação gráfica e numa maior coesão/clareza das informações contidas no mapa.
3. Na elaboração de um mapa assim como na de um gráfico, depois das informações levantadas é preciso analisar estas informações em termos de seus componentes e características. Entre estas características está o nível de organização. Por que ela é considerada a característica mais importante do componente?
R.: Porque é através dela que se relaciona diretamente as variáveis adequadas a cada tipo de representação gráfica (se é qualitativo, ordenado ou quantitativo) e com elas se ter uma maior clareza na leitura do mapa.
4. Quando vamos dar início à