Trabalho Luciola
PERSONAGENS E PROTAGONISTAS:
PAULO – Vindo de Pernambuco, Paulo tem 25 anos, e veio tentar se estabelecer no Rio de Janeiro. É o narrador da história e como tal faz desviar a atenção do leitor para Lúcia e outros aspectos, não revelando certas informações suas.
MARIA DA GLORIA/LÚCIOLA – É uma cortesã cuja prostituição era um tormento constante, já que não se entregava totalmente a ela. Vivia tomada pela. Existem nela duas pessoas: Maria da Glória, a menina inocente e simples, e Lúcia, a cortesã sedutora e caprichosa. Tem uma personalidade complexa, ela é o resultado da teoria do bom selvagem: “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”. Para resgatar esse lado bom, puro e inocente que existe em Maria da Glória, só mesmo o amor.
Dr. SÁ e CUNHA - Amigos de Paulo desde a infância. Ambos veem em Lúcia apenas a prostituta.
COUTO – Um velho que se acha jovem, com uma grande obsessão sexual, representa a sociedade que explora. Foi ele quem se aproveitou de Lucia e toda a sua inocência.
JESUÍNA – Foi quem recolheu Lúcia quando seu pai a expulsou de casa e a iniciou na prostituição.
LAURA e NINA - São meretrizes, como Lúcia, mas sem sua duplicidade de caráter. Não são capazes de "descer tão baixo“, porém não possuem a "nobreza e altivez" da protagonista.
JACINTO - Vive da prostituição das mulheres pobres. Por seu intermédio Lúcia vendia as joias ricas que ganhava e enviava o dinheiro à família pobre.
ANA - É a irmã de Lúcia, que foi educada num colégio, graças a ela, até os doze anos. Tratava-a como se fosse sua filha. Lúcia tenta casá-la com Paulo para ser uma espécie de perpetuação e concretização de seu amor por ele.
EXTRA:
O cenário é bem ao gosto do romantismo: a natureza.
Por meio de uma leitura atenta, o leitor percebe, no livro, o Rio de Janeiro da época de D. Pedro II, com seus salões, sua burguesia, suas vitrinas chiques na Rua do Ouvidor com mercadorias elegantes vindas de