Trabalho logistica
Marítimo
APLICABILIDADE:
O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O transporte fluvial usa os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo. Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros). A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc. Um dos meios de empacotamento de carga mais utilizados e que mais contribuiu para o desenvolvimento do transporte marítimo desde a década de 1960 é o uso de contentores. Existentes em tamanhos padronizados permitem o transporte de carga de uma forma eficiente e segura, facilitando o transporte e arrumação da carga dentro dos navios.
Breve Histórico-
No mundo, cerca de 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meio de transporte marítimo. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios.
Quase a totalidade das atividades de importação e exportação é feita através desta modalidade de transporte.
No entanto, somente 10% das áreas onde se deu o desenvolvimento estão próximas às calhas dos grandes rios, desfavorecendo a utilização do transporte hidroviário interior. Atualmente, a participação do transporte fluvial é bastante limitada. Cerca de 85% do transporte aquático produzido no país refere-se ao transporte marítimo de cabotagem (PLANET, 1998).
Como se pode constatar, o potencial hidroviário do país não tem sido aproveitado satisfatoriamente para o transporte de carga.
É um mercado muito grande e praticamente virgem, se considerarmos a magnitude do potencial brasileiro. Há muito que se fazer nos portos e nos elos com o transporte rodoviário e ferroviário. Pode-se imaginar uma variada gama de opções para os