Trabalho Literatura
Carolina " A moreninha ", menina de quatorze anos, possuía cabelos negros, olhos escuros, era travessa, inteligente, astuta e persistente na obtenção de seus intentos.Augusto - A figura de Augusto resume um certo tipo de estudante alegre, jovial, inteligente e namorador. Tendo vários princípios morais, fez no início da adolescência um juramento amoroso que compromete seu amor por Carolina. Esse impedimento continuará até o final da história, Carolina revelará ser ela a menina cuja Augusto havia jurado amor eterno -D. Ana: Avó de Filipe, é uma senhora de espírito e alguma instrução.
-Filipe: Irmão de Carolina, neto de D. Ana. Amigo de Augusto, Fabrício e Leopoldo.
-Fabrício: Amigo de Augusto, também estudante de Medicina. Está apaixonado por Joaninha.
-Leopoldo: Amigo de Augusto, Filipe e Fabrício; também estudante de Medicina.
A Moreninha é um romance de autoria do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844. Essa obra marca o início da ficção do romantismo brasileiro. Esse livro faz parte da fase do romantismo no Brasil, e tem grande sucesso ainda nos dias de hoje o livro foi publicado na tendência do romance-folhetim. É considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação. Escrito no mesmo ano que Joaquim Manuel de Macedo se formou em medicina, esta obra rendeu-lhe fama de forma tão intensa que o levou a abrir mão da carreira médica para dedicar-se exclusivamente à literatura e ao jornalismo.
Nasceu 24 de junho de 1820 Morreu 11 de abril de1882
Joaquim Manoel de Macedo é um médico que nunca exerceu a profissão, pois dedicou sua vida à literatura. Tornou-se o autor mais lido no Brasil de sua época, sua obra representava a classe média carioca que habitava a corte em meados do século XIX.