Atividade Avaliativa PDF
Trabalho solicitado pelo professor Ruan Karlos
Para a matéria de Técnicas de amostragem
Do curso técnico em química na instituição
SENAI-BA
Aluno: Gabriell Gomes dos Santos Paim
ALAGOINHAS, 2015 Introdução
Uma higienização tem que ser feita obedecendo algumas etapas em que nela está a limpeza. A de limpeza faz a remoção dos resíduos orgânicos, o procedimento geral de higienização é feito em quatro etapas. A primeira é a pré-lavagem na qual é realizada a remoção de 90% de sujidades com a temperatura em torno de 40°C. A etapa seguinte é a lavagem, que é feita com o uso de detergentes, e que têm como finalidade retirar as sujidades aderidas nas superfícies a serem limpas.
Após, no enxágue é feita a remoção dos resíduos e também do detergente aplicado na limpeza. Como última etapa é feita a sanificação imediatamente após o uso do equipamento.
Antes de dar início a um programa de higienização, é necessário que haja conhecimento do tipo de resíduo que será removido, natureza da superfície e métodos de higienização aplicados, pois todos estes fatores são importantes na escolha dos agentes de limpeza e sanificação.
Sujidades Organicas : Gorduras
Sujidades Inorgânicas: Carboidratos
Estes resíduos são removidos na etapa de limpeza por meio do detergente alcalino (com destaque para a soda cáustica ou hidróxido de sódio) quando o objetivo é remover carboidratos, proteínas e gordura
Para a sanitização, o agente amplamente utilizado é o cloro, notadamente o hipoclorito de sódio. Entretanto, para seu uso é preciso observar os cuidados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pois o cloro tem atuação eficiente contra os micro-organismos e seus esporos mas é afetado pela matéria orgânica, o