Trabalho Linha Amarela
No caso de sobreposição é algo que deve ser evitado, pois concentra custos e oferta de transportes em um só lugar, sendo que outras áreas ficam carentes. Mas oferecer ônibus e metrô ao mesmo tempo em determinadas rotas de São Paulo e cidades vizinhas não é sobreposição, é a necessidade.
Os estudos já mostram outro fator positivo: se uniram CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Metrô, SPTrans (que gerencia os ônibus municipais) e EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (que cuida dos ônibus intermunicipais).
A prefeitura e o Estado estão investindo em construções de novas linhas de metrô e estações de trens para melhorar a qualidade dos sistemas. A cada dia o desconforto da população perante aos transportes públicos vem se transparecendo. A falta de qualidade é um dos principais desagrados. Estão buscando alternativas com projetos. Mas esta realidade já era prevista alguns anos atrás principalmente quando falamos sobre o projeto da linha 4 do metrô de São Paulo que surgiu nos anos 40.
Com o passar do tempo esse projeto foi elaborado para ser consolidado nos anos 90 devido ao grande número de usuários. Com a construção do “Expresso Tiradentes” constataram que era preciso expandir o metrô para o sudeste da cidade. A construção foi confirmada em 1995, mas somente em 2001 teve sua primeira licitação com estimativa de entrega em 2006. O projeto definitivo visava à expansão da malha ferroviária e ao aumento da qualidade dos serviços com a interligação entre todas as atuais linhas