Trabalho laboratorial
1. Determinar as intesidades da corrente num circuito.
2. Determinar a diferença de potencial nos extremos de um resistor.
Resumo teórico
Segundo Gustavo Kirchhoff, se aplicarmos a mesma diferença de potencial entre os extremos de uma barra de cobre e outra de madeira, geometricamente similares, as correntes resultantes são muito diferentes. A característica do condutor entre dois pontos aplicando uma diferença de potencial entre esses pontos e medindo a corrente que resulta . A resistência é então :
Figura 1. Componentes de uma rede eléctrica
Define-se alguns parâmetros importantes nos circuitos eléctricos .
Rede - conjunto de condutores, geradores e elementos do circuito (baterias, motores, capacitores, resistores). Exemplo: figura 1.
Malha - qualquer trajectória fechada dentro de uma rede eléctrica. ABEF, ACDF e BCDE.
Nó – ponto de rede em que convergem três ou mais condutores. B e E
Ramo – condutor que une directamente dois nós. BE, EFAB, BCDE
Leis de Kirchhoff
A “lei de Kirchhoff” é assim denominada em homenagem ao fisico Alemão Gustavo Kirchhoff (1824-1887). Formuladas em 1845, estas são baseadas no princípio de conservação de energia, no princípio de conservação de carga eléctrica e no facto de que o potencial eléctrico tem o valor original após qualquer percurso em um circuito fechado (sistema nao-dissipado). Os problemas relativos as redes são resolvidos por duas leis de Kirchhoff.
Primeira Lei (Lei dos nós)
Esta lei basea-se no princípio de conservação de carga.
Em um nó, a soma das correntes eléctricas que entram é igual a soma das correntes que saem, ou seja um nó não acumula carga. Para o nó B:
Para o nó E: Figura 2. Lei dos nodos
Segunda lei (Lei das tensões ou Lei das malhas)
A soma algébrica da diferença de potencial em circuito fechado é nula. A soma de todas as tensões (f.e.m.) no sentido horário é igual a soma de todas as tensões no sentido anti-horário, ocorridas