Trabalho Jeferson
Disciplina: Prática de Coaching, Mentoring e Supervisão II
Docente: Jeferson Emilio de Souza
Discente: Sabrina Alves
Aprendizados
Nestes últimos encontros, estivemos em contato com várias técnicas e ainda tivemos a oportunidade de aplicá-las, hora sendo coach, hora sendo coachee, ou mesmo como observador.
"Abençoe aqueles que nos desafiam a crescer, a ir além do conhecido, a retornar a nossa natureza fundamental e essencial. Abençoe aqueles que nos desafiam, pois nos lembram das portas que fechamos e das portas que ainda temos que abrir. Eles são Mestres de Grandes Remédios para nós." (Provérbio Navajo).
Fomos desafiados. E aceitamos o desafio!
Podemos montar um determinado roteiro para uma efetiva sessão de coaching, começamos falando sobre a Análise do campo de força, nesta etapa tem-se a possibilidade de reconhecer a situação atual do coachee, definir seus objetivos, e traçar um plano de ação.
Durante o Registro e Planejamento da sessão, tive minha experiência como Coach, alinhou-se objetivos de forma clara e direta usando da ferramenta em questão. No Ensaio Dramático fui a Coachee, e com a ajuda do Coach, pude “olhar de fora para dentro”, me ver reagindo a uma situação conflito. Durante o Modelo Ideal, na identificação do problema tivemos um pequeno contratempo, que me deixou um tanto quanto desconfortável por estar na posição de observadora, não podendo intervir. A Aquisição de Competências se mostrou extremamente eficaz no mapeamento do Coachee. E por fim o Registro de Feedback nos dá uma visão geral sobre o que deve ser melhorado na sessão.
Tivemos a oportunidade de circular pelas sessões nos mais diversos papeis. Isso me trouxe uma visão mais ampla sobre o processo. E além das práticas nas sessões, tivemos a visão do processo de vivências e dinâmicas de grupo para avaliação de desempenho de líderes dentro da organização.