trabalho iracame

1701 palavras 7 páginas
Informações acerca do livro:
Iracema é uma das grandes obras literárias de José de Alencar a qual ele aponta a cultura indígena. Sua narrativa retoma um contexto histórico, onde retrata a relação do homem branco com os indígenas, contada através de um lindo romance.
Dados do autor e contextualização com a escola literária:
José de Alencar foi jornalista, advogado, politico, também um dos principais nomes da literatura brasileira. Suas obras são marcadas, em sua maioria, por traços romancistas, o que faz do autor um dos maiores representantes do romantismo no Brasil. Traz em suas obras características tais como o subjetivismo, valorização das emoções e das paixões eo regionalismo. Apesar de a literatura brasileira ter sido, por um longo tempo, influenciada pela literatura portuguesa, José de Alencar buscava ressaltar uma linguagem mais nacional, o que contribuiu para que houvesse um estilo literário com características brasileiras.
Apresentação e caracterização dos personagens:
Iracema: A jovem tabajara, a virgem dos lábios de mel.
“Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.”
Martim: O branco, Europeu e amigo dos Pitiguaras, inimigos dos Tabajaras.
“[...] Meu nome é Martim, que na tua língua diz como filho de guerreiro; meu sangue, o do grande povo que primeiro viu as terras de tua pátria.”
Moacir: Filho, fruto do amor entre Iracema e Martim.
“— Tu és Moacir, o nascido de meu sofrimento.”
Poti: Amigo de Martim e guerreiro dos Pitiguaras.
“[...] A fama do bravo Poti, irmão de Jacaúna, subiu das ribeiras do mar às alturas da serra; rara é a cabana onde já não rugiu contra ele o grito de vingança, porque em quase todas o golpe de seu válido tacape deitou um guerreiro tabajara em seu camucim.”
Irapuã: Guerreiro muito corajoso dos Tabajaras. Por amor a Iracema alimentou ódio por Martim.
“O maior chefe da nação tabajara, Irapuã, descera do alto da serra Ibiapaba, para levar as

Relacionados