TRABALHO INTRU
Com o grande crescimento de empresas, a Teoria das Relações Humanas e Teoria Clássica tornavam-se cada vez mais ineficientes.
Era então necessário, um novo modelo que apresentasse uma nova organização racional de trabalho mais definidos e completos.
Esta teoria, que se baseia na sociologia da burocracia, tem como base as descobertas dos trabalhos de Max Weber que, no entanto, não foi realizada pelo mesmo mas sim por estudantes deste.
O objectivo deste trabalho centra-se na compreensão do tema mencionado e a melhor transmissão deste. Abordaremos vários tópicos que iram consolidar a matéria facultada durante as aulas da unidade curricular de “Introdução à Gestão”.
BIBLIOGRAFIA DE MAX WEBER Maximilian Carl Emil Weber nasceu na cidade de Erfurt, Alemanha a 21 de abril de 1864 e morreu na cidade de Munique, Alemanha a 14 de Junho de 1920. Weber foi um sociólogo e economista alemão, considera-se que foi um dos fundadores do estudo moderno da sociologia e administração pública, em 1882 matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, onde frequentou também cursos de economia política, história e teologia. Em 1884 mudou para a Universidade de Berlim em que completou o doutoramento em Direito em 1889 e em 1891 a tese. Depois de completar os estudos foi reconhecido com distinção com a associação “Verein für Socialpolitik” ( Sociedade de Economistas alemães). Foi Professor de Economia nas Universidades de Freiburg em 1894 e de Heidelberg em 1896. Os seus estudos e atividades cientificas pararam entre 1897 (Ano em que morreu o pai) e 1901 neste período sofreu de uma grande depressão. Em 1903 aceito o cargo como diretor dos Arquivos de Ciências Sociais e Política Social onde publicou “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.
Durante o período da primeira Guerra Mundial foi diretor de hospitais militares e no final da grande guerra voltou a ensinar Economia, em Viena