Exposi O Durante Uma Apresenta O
A comunicação é realizada em razão de diversos propósitos e depende de uma linguagem adequada para cada tipo de público que ira ser trabalhado, para haver a comunicação não há necessidade de empregos de palavras difíceis. A comunicação é auxiliada de uma forma não verbal, ou seja, através da postura, do olhar, da voz e da dicção do orador. E por isso é necessário que a linguagem verbal e não verbal estejam em harmonia para que aja uma maior eficiência na comunicação. Por isso todos os recursos devem ser utilizados de maneira apropriada.
Antes de realizar uma apresentação devemos determinar o objetivo que se quer alcançar e delimitar o tempo da apresentação, desenvolver um roteiro e preparar o material de apoio, criar momentos de interação e ensaiar toda a apresentação. No momento da apresentação deve-se organizar o cenário, combinar as regras e é muito importante começar indo direto ao assunto não enrole com coisas desnecessárias, pois a atenção do público é maior no início da apresentação, sempre conclua um tópico antes de começar outro. Uma apresentação pode ser dividida em várias partes, ou como diz a regra geral deve ser dividida em três partes, baseando no tempo disponível. Essas partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas também devemos nos atentar para inicialmente fazer um cumprimento e na finalização fazer um agradecimento e abrir um espaço para perguntas e respostas após toda a apresentação.
Cumprimento ou vocativo, que deve ser um abraço sonoro na plateia, é o momento dos cumprimentos ao público por parte do orador. Pode ser formal cumprimenta-se uma ou mais autoridades presentes e pode ser informal neste caso, um simples Olá, pessoal ou Boa noite a todos podem ser suficientes.
Introdução tem como objetivo primeiro conquistar o público. Pode ser com um fato que desperte interesse, com uma estatística de impacto ou com um elogio sincero e apropriado para a ocasião, por exemplo. Em um discurso padrão também