Trabalho Introdu o a Engenharia 2
1.
INTRODUÇÃO 3
2. REVISÃO 4
3. DISCUSSÃO 5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
5. REFERÊNCIAS 8
1.INTRODUÇÃO
A competitividade no mercado de trabalho ao longo dos anos têm se tornado cada vez mais acirrada. No Brasil com o aumento expressivo no número de pessoas que possuem uma formação superior, o mercado tendeu a se tornar mais seletivo. Segundo a pesquisa realizada pela OECD (2012), cerca de 3% dos brasileiros com ensino superior completo estão desempregados ou trabalham informalmente e 43,8% não atuam na sua área de formação. Esses dados ajudam a constatar que existe uma dificuldade notável quando relacionamos o ingresso no mercado atrelado à área de formação.
O mercado hoje exige duas coisas, experiência e qualificação. Geralmente a primeira experiência em sua área vem durante o curso superior, o mais comum é que seja um estágio após o 4° semestre, que é onde se tem o primeiro contato aplicado da teoria que é passada em sala e as primeiras relações interpessoais em um ambiente de trabalho, tudo isso vai contribuir para um crescimento pessoal e profissional do individuo o ajudando a trilhar o caminho até o primeiro emprego.
Quando se fala em ensino superior é comum associar a ideia de uma forma de ensino qualitativa e quantitativamente acima da média, mas não é o que vem acontecendo. Com o aumento do número de universidades privadas que visam o lucro e não a qualidade profissional em conjunto com o desinteresse pessoal dos alunos em buscar o algo a mais no seu curso, além do que as universidades oferecem, temos uma queda no nível de qualificação geral. O ideal é que haja diferenciações para que se destaque entre os demais, como falar duas línguas, se especializar em alguma área e principalmente sempre estarem atentos às inovações para sempre estar atualizado e não se tornar obsoleto para o mercado de trabalho. Logo as áreas que se encontram com boas oportunidades para quem procura uma especialização no curso de engenharia mecânica são: