TRABALHO INTRODU O SEGURAN A DO TRABALHO
Está mais do que provado que para uma boa produtividade, boas condições de trabalho são fundamentais; e as empresas que não estiverem preparadas a oferecer isso aos seus funcionários sairão atrás na solidificação de mercado. A insatisfação dos trabalhadores no ambiente de trabalho pode causar uma rotatividade constante no quadro de trabalhadores da empresa, aumentando assim uma queda avassaladora na quantidade e qualidade da produção.
Com o governo mais atento a segurança, higiene e a saúde dos funcionários dentro das empresas e o aumento da fiscalização, hoje o funcionário pode contar com benefícios eminentes dentro do seu espaço de trabalho. Assim aumentando seu bem estar e vida útil no cargo ocupado, trazendo pra empresa lucros maiores e satisfação nos serviços prestados.
O Técnico em Segurança do Trabalho se tornou uma ferramenta indispensável para o bom funcionamento de uma empresa e conservação do bem estar do trabalhador. Tendo em vista o alto índice de acidentes de trabalho registrados no Brasil, esse profissional se tornou excepcional no dia a dia de uma empresa, pois ao contrário do que pensam o Técnico em Segurança do Trabalho deve estar ciente do processo produtivo no qual está inserido e até sugerir melhorias desse processo caso seja necessário. Fora as funções atribuídas á ele especificada na Norma Regulamentadora nº4, pode-se atribuir também subfunções, tais como: Política de Segurança e Saúde do Trabalho, Gestão de riscos, Gerenciamento ambiental, Auditoria, etc.
Esse profissional se propõe a combater as condições inseguras do ambiente e educar os trabalhadores para utilização de medidas preventivas. É o verdadeiro anjo da guarda dos trabalhadores e o porto seguro das empresas.