trabalho Interdisciplinar
Curso de Graduação em Ciências Contábeis
Caio Rodrigues
Fabiano Rezende
Flávia Alves
Júlia Morais
Lucas Lara
Mariana Rocha
ASPECTOS CONTÁBEIS E SOCIAIS DE UMA ENTIDADE.
Contagem
2013
Caio Rodrigues
Fabiano Rezende
Flávia Alves
Júlia Morais
Lucas Lara
ASPECTOS CONTÁBEIS E SOCIAIS DE UMA ENTIDADE.
Trabalho interdisciplinar do 1º período do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas apresentado às disciplinas: Ciências Sociais, Contabilidade Introdutória, Filosofia I, Matemática, Metodologia do Trabalho Científico e Teoria Básica da Contabilidade.
Contagem
2013
RELEVÂNCIA HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
A Contabilidade, segundo Lopes de Sá (1997) transcreveu vários períodos da história, possibilitando novos rumos e seguindo em constante evolução do conhecimento contábil. O autor classifica cada etapa do processo evolutivo histórico baseado em informações científicas das bases mais remotas até as mais atuais.
Processo Intuitivo Primitivo
De acordo com Lopes de Sá (1997), o processo intuitivo primitivo começou nos primórdios da humanidade, onde foram encontrados registros de símbolos feitos pelo homem, confundidas inicialmente pelos historiadores, como manifestações artísticas. Tratava-se, no entanto, de formas intuitivas e rudimentares, representada em ossos de rena, na forma de sulcos ou riscos, geralmente memorizando os animais que dispunha como propriedade.
Desde as épocas primitivas a existência do homem sobre a terra e a preservação da espécie sempre passaram pela organização familiar e daí surgiu a preocupação, desde as primeiras civilizações, em registrar o patrimônio, haja vista que sempre houve o predomínio dos fortes sobre os fracos, ambições, apropriação indevida, e o egoísmo. Cuidados com a defesa