Trabalho Interdisciplinar nas normas
Relações Internacionais
Lorenzo Magalhães de Moraes
Sandro da Silveira Martins Filho
Victor de Matos Nascimento
TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
A RACIONALIDADE COMO FUNDAMENTO DO PODER E DA ORDEM
Belo Horizonte
2015
Lorenzo Magalhães de Moraes
Sandro da Silveira Martins Filho
Victor de Matos Nascimento
TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
A racionalidade como fundamento do poder e da ordem
Trabalho Interdisciplinar apresentado para avaliação nas disciplinas Introdução às Relações Internacionais, Política e Sociologia.
Professores: Leonardo Ramos, Helaine Sampaio e Manuel Neto.
Belo Horizonte
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 7
3 CONCLUSÃO 15
1 INTRODUÇÃO
A racionalidade é a base para a sustentação de qualquer instituição, pois é fato que os interesses do Estado devem prevalecer acima de quaisquer outros interesses, logo, para que julgamentos e decisões sejam tomadas de maneira imparcial e logicamente favorecendo os interesses do próprio Estado em questão, a racionalidade se faz necessária, pois além disso, é a única capaz de assegurar minimamente que um curso coerente é tomado por um governante em favor da ordem, seja dentro de seu país ou no próprio contexto internacional, o que é mais delicado e será abordado mais a frente. A questão da manutenção do poder, também no que concerne ao doméstico e ao internacional será discutida.
Para melhor elucidar tais questões, e acima de tudo como de fato a racionalidade é fundamental para a manutenção do poder e da ordem, propõe-se aqui uma discussão a partir de pensamentos de autores que em suas obras, dentre tantas questões, refletem também acerca dessas que são afinal o interesse dessa reflexão.
2 DESENVOLVIMENTO
Partindo da pergunta “em que medida é possível identificar a racionalidade como fundamento do poder e da ordem?”, e com intuito de respondê-la, estabelece-se a discussão abaixo.
No início de sua