TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO SEXTO SEMESTRE
Planejar é um processo realizado para decidir o que fazer, como, para quê e para quem, colocar em prática os planos de ação, obedecendo às necessidades aparentes do meio em que o indivíduo está inserido, com metas e objetivos propostos consequentemente atingidos. O planejamento serve de um alicerce para referenciar e dar organização de uma atividade prática, garantindo a aproximação desta com os ideais e seus princípios, pois a formação humana é uma atividade complexa e, portanto, sendo flexível dar-se-á ao planejamento oportunidade para avaliações, reflexão das práticas adotadas e quando se fizer necessário uma reformulação, para que possa atender aos requisitos do meio social ao qual estão inseridos.
Neste texto, conterão relatos de professores do ensino das séries iniciais, como se desenvolve as ações educacionais de algumas escolas da nossa cidade, dentro do mesmo contexto social em escolas públicas, tendo como objetivo, mostrar as mais variadas formas que são executadas o processo desenvolvimento, ensino e aprendizagem como também as determinações do sistema e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de educação, pois estes farão ajustamentos para o desenvolver pedagógico, conforme as necessidades e disponibilidades dos materiais didáticos.
Assim comprova os Parâmetros Curriculares “A exigência legal de formação inicial para atuação no ensino fundamental nem sempre pode ser cumprida, em função das deficiências do sistema educacional”. (PCN’s,p.24.)
Foram entrevistados professores que estão atuando nas séries de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I, mas com experiências também em outras modalidades anteriormente e cada qual tendo sua individualidade nas técnicas e práticas de ensino.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O planejamento curricular vem se constituindo como prática pedagógica, a partir de diferentes interesses e concepções pedagógicas na educação