IFPA psicologia ocupacional
CÂMPUS PARAUAPEBAS
Juliana Gonçalves de Carvalho Silva
PSICOLOGIA OCUPACIONAL
Trabalho apresentado ao Instituto Federal do Pará-IFPA, como requisito obtenção de nota parcial da disciplina de Saúde e Higiene no Trabalho, sob a orientação da Professora Vanessa dos Santos Moura Moreno.
PARAUAPEBAS-PA
2014
Apresentação
Nos últimos anos as empresas tiveram que se adaptar a inúmeras exigências que o mercado e a sociedade pediram como forma de justificar a finalidade desses empreendimentos. A adequação do ambiente e das jornadas de trabalho de modo que as mesmas se tornassem mais humanas foi fundamental para a atual configuração dos modelos de empreendimentos atuais.
A psicologia da saúde ocupacional possui o objetivo de identificar as variáveis psicológicas que possam comprometer o desenvolvimento satisfatório das funções do colaborador dentro da organização, além disso, esse profissional deve elaborar estratégias que permitam o funcionário realizar-se profissionalmente e pessoalmente dentro da empresa.
A motivação dos colaboradores já é encarada pelos empresários como um dos principais responsáveis pelo sucesso de qualquer negócio e essa conclusão não está nem um pouco equivocada, o funcionário motivado possui maiores índices de produtividade, menor índice de absenteísmo e carrega os valores da empresa consigo.
Desenvolvimento
A Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO) está voltada para as características psicossociais relacionadas aos locais de trabalho e que contribuem para o desenvolvimento de problemas de saúde nos funcionários. O campo também se refere aos meios de efetuar mudanças no ambiente ocupacional que beneficiem e promovem a saúde e o bem-estar do trabalhador, assim, aumentando sua motivação e melhorando sua produtividade.
Pesquisadores e profissionais que atuam com a área, estão interessados em estudar e analisar uma ampla variedade de características psicossociais do