TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO I 1 Piezoeletricidade
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário Uma
REAPROVEITAMENTO DE ENERGIA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Bruno Luiz, Diego Xávier, Marlon Lúcio, Matheus Santos, Pedro Silva e Vinícius Borges.
Professor TIDIR: André Zocrato
Professores Co-orientadores: Cilo, Ivre, Paloma, Thiago.
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA: SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
O efeito piezoelétrico é um processo reversível em que os materiais exibem o efeito piezoelétrico direto (a geração interna de carga elétrica resultante de uma força mecânica aplicada) também exibem o efeito piezoelétrico reverso (a geração interna de uma tensão mecânica, resultante de um campo elétrico aplicado).
Esta energia convertida da mecânica é transformada em elétrica pode ser armazenada em uma bateria, com distribuição em postes em trecho determinado, reduzindo custos e se auto sustentando em alguns casos. 4. OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo, estudar o reaproveitamento de energia mecânica gerada pelos os automóveis de pequeno porte (carros) em energia elétrica, através da piezoeletricidade de um trecho de alto fluxo em uma rodovia.
5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Conforme a revista IstoÉ 14. Mai.10. A energia piezoelétrica foi descoberta há 130 anos pelos irmãos franceses Pierre e Jacques Currie. O efeito piezelétrico é apresentado em cristais. Os irmãos Curie, no entanto, não previram o efeito piezoelétrico inverso. O efeito inverso foi matematicamente deduzido de princípios fundamentais da termodinâmica por Gabriel Lippmann em 1881. Os Curie imediatamente confirmaram a existência do efeito inverso, o que evidenciou de forma quantitativa a reversibilidade completa de eletro-mecânico para as deformações em cristais piezoelétricos.
Segundo Rosen (1992), piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. O termo piezoeletricidade provém do grego (piezein),