trabalho inicial
Por Elizabeth Araujo Dias Silva
Edificações IV
Recife, 04 de outubro de 2013.
Conteúdo
Índice de Figuras
Índice de Tabelas
Estabilidade:
O ensaio tem função de medir a possível instabilidade observada na tinta e que pode resultar inclusive em sedimentação e determinar a viscosidade de tinta (viscosidade é a propriedade dos fluídos correspondente ao transporte dele próprio, ou, a medida da resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço). Para chegar a esse resultado submete-se a tinta ao calor de uma estufa geralmente na temperatura de 60ºC, em lata hermeticamente fechada esse determina a viscosidade após resfriamento.
Figura : Medidor de estabilidade
Massa específica:
O ensaio tem objetivo de determinar a massa específica da tinta, submetendo ela a uma temperatura de 25ºC, utiliza-se um picnômetro de alumínio ou latão de volume conhecido, obtida da seguinte forma: Primeiramente determina-se a massa do picnômetro vazio; segundo, determina-se a massa do picnômetro cheio, com um volume conhecido de tinta (o volume do picnômetro pode ser previamente determinado com água destilada); E por ultimo determina-se a massa específica que é dada pela diferença de massa entre o picnômetro cheio com o material a ser ensaiado e o picnômetro vazio, dividindo-se o valor por 100, para encontrar a massa específica em g/cm3.
Figura : Picnômetro
Não voláteis (por massa):
O ensaio tem objetivo de determinar, em porcentagem, a massa não-volátil da tinta, a parte que se mantém após a evaporação, principalmente do solvente. Esta parte não volátil é constituída pelo veículo, pelos pigmentos e aditivos não-voláteis. Basicamente o procedimento consiste em se tomar certa massa de tinta e colocá-la a secar no ar ou em estufa. Decorrido o tempo fixado no método e nas condições