açúcar e alcool
Alcadienos (diolefinas): são hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturada por duas ligações duplas entre carbonos e de fórmula geral: CnH2n – 2 , em que n
= nº de carbonos. exemplos H2C = CH – CH2 – CH = CH2 ou C5H8 (pentadieno – 1,4 )
PREPARAÇÃO
Os alcadienos são preparados por métodos similares aos dos alcenos.
CICLANOS
Ciclanos: São hidrocarbonetos de cadeia fechada, saturada, só apresentam ligações simples entre átomos de carbono do ciclo e de fórmula geral: CnH2n, em que n é o número de átomos de carbono. Exemplo:
: ciclobutano ciclohexano
PREPARAÇÃO
Reação com zinco, de di-haletos, em que o halogênios encontra-se ligados a átomos de carbonos separados.
Sais de Ácidos Carboxílicos Sais de Ácidos Carboxílicos: são compostos orgânicos que derivam dos ácidos carboxílicos pela substituição do hidrogênio da hidroxila por um metal.
Em sua nomenclatura, dá-se o sufixo ato ao nome da cadeia de origem (igual aos ésteres) seguido da preposição de e do nome metal. Os sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa são denominados de sabões.
Anidridos de Ácido Carboxílico Anidridos de Ácido Carboxílico: são compostos orgânicos obtidos pela desidratação inter-molecular de dois ácidos carboxílicos. Sua nomenclatura é composta pela palavra anidrido seguido do nome do menor ácido e por fim o nome do maior ácido. Caso o anidrido possuir cadeias iguais, não se deve repetir o nome do ácido.
Haletos de Ácidos Haletos de Ácidos: são compostos orgânicos que derivam dos ácidos carboxílicos pela substituição da hidroxila por um halogênio. Em sua nomenclatura, o nome do ânion correspondente ao haleto seguido da preposição de e do nome do acido de origem com a terminação ila.
EE:DR GABRIEL VANDONE D DE BARROS
Nome: Vanusa de jesus
TARBALHO DE QUIMÍCA