Celso dos S. Vasconcellos - Conceito de Disciplina
I. Conceito de Disciplina
No Primeiro Capitulo, o autor inicia por definir o conceito de disciplina, ressaltando a complexidade em fazê-lo quando relacionada ao processo de ensino-aprendizagem, âmbito em que é extremamente necessária.
Em seguida trata de como a disciplina, em um de seus aspectos, desempenha um papel de adestradora de acordo como padrões da sociedade, no caso, o modo capitalista de produção, o que designa à rendição a um sistema explorador.
Com esse pensamento são levantadas importantes questões, como à qual sociedade a escola pretende formar e quanto a soluções imediatistas, como garantir a atenção momentânea dos alunos, o que, segundo Vasconcellos, é o conceito predominante de disciplina entre os professores, a obediência, estando inclusive relacionada à competência do educador, que busca dessa forma, saída da situação desfavorecida em que se encontra, tendo que lidar com problemas de diversos gêneros, o que o leva a um ciclo vicioso, onde desumaniza o aluno, em detrimento de estabelecer com eles a aproximação e o dialogo.
O autor alerta para o perigo ao se questionar a vontade do aluno e do professor, de cair no discurso que responsabiliza o discente, já que estes não iriam querer obedecer. Por isso aponta a visão errada de uma luta entre professor e aluno, sobre quem está no comando, concluindo que, para educar, a organização do trabalho coletivo é que deve ser problematizada.
Dada a forma “incorreta” de disciplina, o autor busca explicar a forma de disciplina mais eficaz para ser usada no processo educativo, uma que promova tanto autonomia quanto solidariedade, com o objetivo de uma construção do conhecimento crítico e eficaz. Para ele, a mudança ocorrida no entorno escolar, reflete significativamente em um âmbito social maior. Assim, experiências recorrentes que causem sentimento de impotência, por exemplo, repercute em incredulidade em relação à humanidade, o que pode ter consequências como fugas em vícios ou