TRABALHO INDIVIDUAL Plano de A o
1 INTRODUÇÃO 3
2JUSTIFICATIVA 4
3OBJETIVOS 5
3.1 GERAL 5
3.2 ESPECÍFICOS 5
4 DESENVOLVIMENTO 6
5 CRONOGRAMA 7
6 CONCLUSÃO 8
7 REFERÊNCIAS
9
1 INTRODUÇÃO O preconceito e a discriminação racial estão enraizados no ambiente escolar desde os primórdios da humanidade. No entanto, estão garantidos na Constituição da República Federativa do Brasil e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigos 5º e 7º, respectivamente, que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Sendo assim, não se deve esquecer o papel fundamental da Educação no processo de aprendizagem das crianças, jovens e adultos, desenvolvendo as potencialidades desses estudantes, seus valores e suas atitudes, para que assim obtenha-se uma sociedade mais justa e menos desigual. Portanto, este presente Plano de Ação visa trabalhar com os alunos da 2ª Fase do 2° Ciclo, desenvolvendo com os mesmos, atividades que atenuam o preconceito e a discriminação no meio escolar através de filmes em DVD’S, elaboração de cartazes e passeata de conscientização. Ou seja, para que este objetivo final seja alcançado, é necessário o envolvimento de todos os segmentos da escola, sejam eles coordenadores, professores, direção e funcionários, para que de fato haja uma educação preventiva.
2 justificativa
Sabemos que, devido a fatores históricos e culturais a sociedade brasileira é preconceituosa, com raras exceções, e que praticar atos de discriminação é crime inafiançável e imprescritível.
Dessa maneira, desenvolver o tema preconceito e discriminação racial, através de atividades escolares com os alunos da 2ª Fase do 2° Ciclo, quanto a real necessidade de diminuição e/ou extinção no âmbito escolar é o papel fundamental do educador.
Ou seja, praticamente todos os alunos que estão na 2ª Fase do 2° Ciclo, possuem 10 anos, e a partir desta idade os mesmos costumam a praticar o julgamento daquilo que é certo