trabalho individual da faculdade 1
a atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
Maceió
2014
jefferson valério de melo
a atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
Trabalho apresentado ao Curso (Letras – Habilitação: Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais].
Prof. Fábio Luiz da Silva, Giane Albiazzetti, Raquel Rodrigues F. Ferroato e Sandra Veadoato.
Maceió
2014
O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto à socialização do homem. As sociedades antepassadas não aceitavam a deficiência, provocando uma exclusão quase total das pessoas portadoras desta. As famílias chegavam mesmo a escondê-las da convivência com outros, isolando-as do mundo.
A estrutura das sociedades, desde os seus primórdios, sempre inabilitou os portadores de deficiência, marginalizando-os e privando-os de liberdade. Essas pessoas, sem respeito, sem atendimento, sem direitos, sempre foram alvo de atitudes preconceituosas e ações impiedosas. Pois é mais fácil prestar atenção aos impedimentos e às aparências do que aos potenciais e capacidades de tais pessoas.
Felizmente, o mundo desenvolveu levando a uma maior aceitação da deficiência devido ao aparecimento de novos pensamentos e mentalidades. Estas transformações aconteceram, em grande maioria, no final do século XIX e começo do século XX na Revolução Industrial, com o aparecimento de movimentos internacionais buscando o consenso para a formatação de uma política de integração e de educação inclusiva.
Sendo que o seu ápice foi a Conferência Mundial de Educação Especial, que contou com a participação de 88 países e 25 organizações