TRABALHO INDIVIDUAL 6 MODULO CAPA
Aventuras do Desenvolvimento Infantil.
“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.
Acreditamos que os espaços são mais do que recursos de aprendizados, são o aprendizado em si. É atuando nestes espaços que a criança brinca e recria seus conceitos, assimila regras, aprende a conviver e a respeitar, por isso, devemos pensar com carinho na hora de construir e dispor materiais.
Trabalhando espaços em Artes, Educação Física, Português, Todos os espaços apresentados podemos trabalhar várias disciplinas, Mas trabalhei nas sequencia de Português, Educação Física e Artes.
ESPAÇO PARA AS RODAS DE CONVERSA, CALENDÁRIO E CHAMADINHA.
A roda de conversa deve ser em um lugar espaçoso, deve proporcionar que as crianças consigam ver umas as outras, bem como escutar o que está sendo conversado. Neste espaço, é combinado o que vai ser feito no dia, é planejado a rotina, discutem as regras, conversam, aprendem sobre o tempo e os dias da semana e fazem a chamadinha.
SALA DE ATIVIDADES
Espaço para funcionar como um ateliê. Momentos de construção e descobertas. No varal, cada um tem seu espaço para guardar suas atividades depois de elas ficarem expostas por algum tempo.
OLHA COMO EU CRESCI:
Um dinossauro com régua medidora e uma balança. A forma mais divertida de trabalhar conceitos como maior, menor, mais leve, mais pesado.
DESCOBERTA DA IMAGINAÇÃO
Neste espaço as crianças fazem de conta o tempo todo. Uma hora são mães outra são os pais, penteando e arrumando seus filho ou então, que são a “moça do salão”, com costumam falar.
O espaço conta com um espelho de tamanho razoável, que serve não apenas para o momento da brincadeira neste cantinho, mas a