Trabalho individual 5 semestre
Crescemos estudando e ouvindo dizer que a matemática é uma ciência puramente exata. Mas cabem aqui algumas perguntas: se ela é tão exata, porque existem vários caminhos para atingir-se um mesmo resultado? Por que uma mesmo técnica pode ser empregada em várias áreas diferentes? Por que, nesse exemplo é desse jeito e naquele é de outro? As respostas são bastante simples; a matemática, enquanto ciência apresenta ferramentas exatas para resolver problemas de um mundo real, quase nunca tão exato assim.
Ao contrário do que muitos pensam, a primeira idéia de função não surgiu de conceitos matemáticos, mas de observações de fatos que ocorrem na natureza. Só muito mais tarde se conceituou a função de forma matemática. E hoje existe uma tendência muito grande de encarar as Ciências, ditas Humanas, e entre elas a Economia, com técnicas quantitativas. A observação, freqüente entre estudiosos de Ciências Naturais, deu motivo, muitas vezes, à enunciação de leis, que estabeleceram relações entre certas causas e seus efeitos. Essas relações são expressas frequentemente por fórmulas, equações ou mesmo funções. (VERAS, 1999)
Pode-se perceber então, que matemática é meio e não fim, nas principais ciências.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 - Matemática financeira, grande utilidade para o administrador de empresas.
Através desse conhecimento pode-se gerenciar a empresa em que se trabalha, utilizando ferramentas lógicas, além que conhecer o mercado que está atuando, pois as contingências podem alterar o ramo da empresa. O administrador tem que identificar as oportunidades, através de diversas ferramentas e identificar quais são viáveis ou não a sua empresa, e se há necessidade de utilizar recursos próprios ou de terceiros, mas só consegue identificar através dos cálculos matemáticos (matemática financeira).
Um dos pilares da gestão empresarial no contexto da gestão das organizações é a contabilidade gerencial. É ela que conecta os gestores às informações financeiras da