trabalho individual 2014
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 4
2.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - LRF 4
2.2 RELATÓRIOS RESUMIDOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 4
2.3 DEMONSTRATIVOS DO RREO E PRAZOS DE SUAS PUBLICAÇÕES 5
3 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 7
3.1 ISE-BOVESPA 7
4 AGRONEGÓCIOS 8
4.1 CONTABIIDADE APLICADA AO AGRONEGÓCIO 9
5 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIA 11
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade pode ser aplicada a todas as entidades econômico- administrativas. Aplica-se tanto às sociedades mercantis como às sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem finalidade lucrativa. Ressalta-se que o campo de atuação da Contabilidade não se restringe aos grandes empreendimentos, aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequenos negócios e também no controle do patrimônio das pessoas físicas. Iremos constatar essas informações na Contabilidade aplicada ao setor público, a sustentabilidade empresarial e ao ramo de Agronegócios.
2 CONTABILIDADE aPLICADA AO SETOR PÚBLICO
Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público. Com o objetivo de fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, tendo como objeto o Patrimônio Público.
2.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL - LRF
A Lei de Responsabilidade Fiscal, oficialmente Lei Complementar nº. 101/00, impõe o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Tal medida foi criada devido o costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para