Trabalho Individual 2 Semestre
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO................................................................4-5-6-7-8-9-10-11
3. CONCLUSÃO 12
4. BIBLIOGRAFIA 13
1. INTRODUÇÃO
Desde sempre e em todas as civilizações, os cabelos representam um elemento preponderante do aspecto físico, um fenômeno cultural e étnico, suporte da beleza, do “charme”, da sedução e por vezes do poder como (Sansão que perdeu a força quando Dalila lhe cortou os cabelos...)
Sob o ponto de vista cultural e social, os cabelos desempenham papel importante na imagem das pessoas, já que algumas características, como forma, cor e padrão de higiene são indicativos de estilo e personalidade de cada um.
O tema deste trabalho integra o atual estudo do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universaidade Norte do Paraná – UNOPAR, em que foi realizada uma pesquisa com clientes num centro de estética, levantando em conta os produtos responsáveis por reações adversas após o uso dos mesmos, como shampoo, condicionadores, tinturas, alisantes entre outros para elucidar o que estudamos e verificar quais os procedimentos e orientações que o profissional deste estabelecimento adotou para cada caso ocorrido.
Pois o uso de produtos ou protocolos errados podem causar danos irreparáveis comprometendo os fios de cabelo, como tambem doenças correlatas ao couro cabeludo.
A tricologia ligada à estética é responsável pelo diagnóstico e tratamentos das disfunções estéticas e metabólicas relacionados aos cabelos, couro cabeludo e pelos, que podem levar a determinadas afecções e desencadear a perda de fios.
2. DESENVOLVIMENTO
Tricologia palavra que vem do grego thricos (cabelos) mais (logos) (estudo), é o ramo da ciência que teve início em 1902 com o propósito de estudar cabelos, pelos e os problemas relacionados a eles. O assunto recebe cada vez mais atenção de profissionais ligados à saúde e estética e reúne atualmente várias especialidades, como biomédicos, cosmetólogos,