Trabalho Individual 1 Semestre
O tema reestruturação produtiva e seus reflexos na ausência de políticas de emprego e consequentemente na deteriorização das condições de vidas vem sendo objeto de estudo de pesquisadores de diversas áreas. A importância desse tema pode ser resumido em função das visíveis transformações que vem ocorrendo principalmente nos países latinos americanos, com a incorporação de modernas tecnologias. Essa reestruturação em nosso país veio em resposta a necessidade de ajustamento frente a padrões de produção e qualidade. A criação dos filhos está imersa na realidade social em que vive a família; é moldada por valores e crenças presentes em suas relações. As condições de trabalho imposta aos pais, tem interferido diretamente na deteriorização da estrutura da família e nas relações interpessoais.
Considerando também, o papel da mulher que, além de ser mãe, esposa, dona de casa, ainda é umas das provedoras ou em muitos casos a principal provedora da renda do lar. Logo abaixo veremos o impacto negativo que, essa nova formação de família contemporânea vem causando na sociedade em geral.
DESENVOLVIMENTO
A análise trata de maneira articulada as transformações da família e do mercado de trabalho sob o processo recente de reestruturação das atividades econômicas da região metropolitana. Podemos notar uma pequena expansão das oportunidades de trabalho observada no decorrer dos anos e de crescente desemprego dos principais mantenedores da família, gerando assim, um grande número de mulheres inseridas no mercado de trabalho. Passando então a serem uma das mantenedoras do lar, ou em alguns casos a principal mantenedora. Causando assim novos arranjos familiares. Compreender as significativas mudanças pelas quais as famílias tem passado, os arranjos familiares da população brasileira, ganha nova dimensão nesse início do séc. XXI, onde a velocidade das mudanças são grandes. Tais mudanças podem ser observadas nas últimas 5 décadas em quase