Planeta Terra E A Vida
As primeiras formas de vida se constituíram em águas quentes e serenas, no mar, ao abrigo dos raios ultravioletas do Sol. Eram pequenas esferas protegidas por uma membrana, em condições de se partilharem. Com o passar do tempo, essas primitivas "máquinas" vivas se uniram a corpúsculos prontos para a fotossíntese, para a respiração e para a reprodução.. Tornaram-se assim verdadeiras células. Até aproximadamente há 1000 milhões de anos, os habitantes da Terra eram seres microscópicos (semelhantes aos organismos unicelulares de hoje) que viviam isolados ou agregados em grandes colônias.
É o período da história da Terra que começou há 2500 milhões e terminou há 544 milhões de anos. Muitos dos eventos da história da Terra e da vida ocorreram durante o Proterozoico, os continentes se estabilizaram, os primeiros fosseisabundantes de organismos unicelulares surgiam nesta época. No Proterozoico médio veio a primeira evidência de oxigêniona atmosfera.
A primeira "crise de poluição" ocorreu na terra há aproximadamente 2200 milhões de anos.
Em diversas partes do mundo há evidências da presença de óxidos de ferro em paleossolos (solos primitivos), onde ocorrem "camadas vermelhas" que contêm óxidos de ferro, apontando um aumento razoavelmente rápido nos níveis do oxigênio. O oxigênio no Arqueano era menos de 1% dos níveis atuais, mas há aproximadamente 1800 milhões de anos, níveis de oxigênio eram maiores que 10% dos níveis atuais segundo levantamento (Holland, 1994) pode parecer estranho chamar isto de "uma crise de poluição", mas o oxigênio é um destruidor poderoso de compostos orgânicos, pois muitas bactérias são destruídas por ele. Os organismos tiveram que desenvolver métodos bioquímicos para reter o oxigênio, um destes métodos foi a respiração aeróbica.
O oxigênio surge a partir dos seres fotossintetizantes e logo substitui o gás carbônico na atmosfera e a partir daí surgem oseucariontes e seres superiores multicelulares as bactérias que não se