Trabalho INCONTINENCIA URINARIA
Para um procedimento cirúrgico ser eficaz e seguro é necessário observar o posicionamento do paciente em mesa cirúrgica. O posicionamento é o alinhamento corporal correto, minimizando a pressão e a tensão sobre o tecido, preservando as funções circulatórias e respiratórias do paciente.
Os pacientes cirúrgicos passam um período muito prolongado sobre a mesa operatória, devido a ação dos medicamentos, como: relaxantes musculares, analgésicos, que trazem ao paciente condição de fragilidade e dependência física. É devido a esta exposição prolongada sobre a mesa operatória que existe o risco de agravar a condição natural da pele e aos tecidos, causando lesões.
A pele enquanto barreira natural é o órgão mais sujeito a estes agravos, podendo apresentar eritema, equimoses, ulceras por pressão, queimaduras causadas por bisturis elétricos, lesões por substancias químicas, entre outras. Ha fatores que contribuem para o aumento dessas lesões no transoperatório, como umidade da pele, tempo de duração da cirurgia, uso de artigos de posicionamento e aquecimento, agentes anestésicos, hipotensão intraoperatória, o despreparo da equipe, pois a mesma deve trabalhar de forma integrada para melhor atender o paciente. Existem pesquisadores que se interessaram muito por estes fatores, que tem realizado estudos e investigações, para minimizarem a ocorrência destes e investir em equipes, preparando-os.
Ocorrência: Lesões pré-operatória por posicionamento cirúrgico.
Palavra chave: Cirurgia, posicionamento cirúrgico, pré-operatória
2. Objetivo
A incontinência urinaria é muito frequente em idosos. Ela acarreta problemas sociais, emocionais e econômicos. Atendem ao isolamento o que idoso com incontinência se submete; isso pode leva-lo a depressão assim como leva ao cuidador ao estresse;
Fatores que predispõe a incontinência:
Imobilidade
Alteração do sistema nervoso
Na verdade, um triângulo de relações controla a urina;
Sistema nervoso central
Bexiga
Uretra
Os