Trabalho hope
Resumo
O presente trabalho discorre sobre a mulher na propaganda brasileira. A empresa Hope causou bastante polêmica ao utilizar a imagem da atriz Gisele Bündchen apenas com um conjunto de lingerie e de forma sensual. Diversas pessoas acreditam que a ação promoveu a idéia equivocada da mulher como mero objeto de desejo masculino e por pouco, a Hope não precisou suspendê-la. A mulher tanto lutou para ser reconhecida como pessoa, como cidadã, e simplesmente as propagandas brasileiras destroem os avanços alcançados para coibir os pensamentos sexistas.
Palavras-chave: Mulher. Propaganda. Objeto de desejo. Publicidade.
Introdução
É incontroverso que, no Brasil e no mundo, as mulheres foram subjugadas às vontades masculinas ao longo da história. Mas a história também demonstra que, a passos largos, a figura feminina tem se destacado nas sociedades, adquirindo uma posição que antes somente era conferida aos homens.
A propaganda vinculada à grife Hope, protagonizada pela modelo Gisele Bündchen, com a campanha chamada de “ Hope Ensina” , retoma a imagem geral que a sociedade possuía da mulher, ainda baseada em valores arcaicos. Isso porque, antigamente perdurava a ideia da mulher submissa ao homem, obrigada a atuar no ambiente familiar e doméstico, cuidando do bem estar do marido e dos filhos e tratada como objeto sexual. Em muitas culturas, caberia a mulher apenas obedecer as ordens do patriarca (dono do lar), sem possuir direito de resposta ou poder expor sua opinião.
Com o tempo, a mulher foi batalhando seu espaço na sociedade, e não se admite hoje, na sociedade moderna, a visão separatista acerca das funções. Ou seja, o sobrepujar do homem como detentor da mulher não é mais aceito.
Atualmente, homens e mulheres devem ser vistos como iguais, maneira esta defendida legalmente no direito pátrio.