Trabalho Histologia Endócrina
Função exócrina
Realizada por células acinosas secretando enzimas digestivas, e células centroacinosas e células dos ductos intercalares, secretoras de uma substância alcalina tamponante.
Células acinosas secretam as enzimas em resposta à colecistoquinina (liberada por células enteroendócrinas no intestino delgado) e à acetilcolina liberada pelo sistema nervoso entérico. Destas enzimas digestivas liberadas, algumas são proenzimas e outras já saem como enzimas ativas.
A secretina (também liberada por células enteroendócrinas do intestino delgado) e acetilcolina estimulam as células centroacinosas e as células dos ductos intercalares a liberarem altas quantidades de fluido alcalino, o qual se acredita ser capaz de neutralizar e tamponar o quimo ácido vindo do estômago ao entrar no duodeno.
Função endócrina
Através das ilhotas de Langerhans, compostas por cinco tipo celulares esféricos agregados, ricamente vascularizados e envolvidos por fibras reticulares.
Cada um dos tipos celulares é responsável pela secreção de um tipo de hormônio específico, sendo que os mais importantes são a insulina e glucagon.
OVÁRIO
O ovário é um pequeno órgão em forma de amêndoa coberto por uma espessa camada de tecido conjuntivo formando a túnica albugínea, coberta por epitélio simples pavimentoso em uma espécie de mesotélio chamado epitélio germinativo. É separado em córtex (rico em folículos ovarianos) e medula, sendo que a medula ovariana é altamente vascularizada, de onde os vasos para o córtex irão se originar.
Os folículos ovarianos, de maioria pequena, encontram-se no córtex (localizado abaixo da túnica albugínea) e quando maduros atingem o estágio de folículo De Graaf (também chamado simplesmente de folículo maduro). Folículos são ovócitos após serem envolvidos por uma camada de células foliculares (células epiteliais). Processos como o estímulo causado pelo FSH (hormônio folículo-estimulante) farão com que um folículo aumente e se