Trabalho Grupo XDSL
Dezembro 2014
Índice
Sumário
Índice 2
Introdução 3
Definição 4
Tipos de DSL 5
ADSL – Assymmetric Digital Subscriber Line 5
ADSL2 – Assymmetric Digital Subscriber Line2 5
HDSL – High bit-rate Digital Subscriber Line 5
RDSL – Rate-adaptive Digital Subscriber Line 5
SDSL - Symmetric ou Single-line-high-bit-rate Digital Subscriber Line 6
VDSL - Very-high-bit-rate Digital Subscriber Line 6
Funcionamento 7
Aplicações 10
Vantagens 10
Desvantagens 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Imagens: 12
Introdução
DSL ou Linha Digital para Assinante, é uma família de tecnologias desenvolvida para prover serviços de dados de alta velocidade utilizando pares de fios de cobre. Procura aproveitar a planta externa existente das companhias telefônicas para resolver o problema do acesso (última milha), possibilitando a prestação de serviços de dados com baixo custo de implantação.
A criação da tecnologia xDSL veio da necessidade de maiores taxas de transmissão de dados junto com o baixo custo-benefício na implantação.
Aqui iremos apresentar alguns protocolos que fazem parte desta família, as características do xDSL, veremos também uma comparação entre os protocolos e suas velocidades e algumas aplicações que usam esta tecnologia.
Definição
xDSL é um termo genérico utilizado para representar todas as tecnologias DSL . A letra "x" pode representar uma das seguintes implementações:
"I", de ISDN;
"S", de Symmetric ou ainda Single-line-high-bit-rate;
"H", de High-bit-rate;
"A", de Asymmetric;
"V", de Very-high-bit-rate.
Como a tecnologia DSL é basicamente da camada física, as transmissões são transparentes a protocolos. Sendo assim, tem-se funcionalidades multiprotocolo, podendo ser utilizados diversos protocolos como IP, IPX, PPP, Frame Relay, ATM, etc.
xDSL é um termo genérico para os serviços DSL (digital subscriber lines), tem o potencial para revolucionar o acesso à Internet e as telecomunicações oferecendo uma opção para transporte