TRABALHO GILDAM QUIMICA

867 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
A reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético do vinagre libera gás carbônico que pode ser usado para encher balões.
A experiência envolve vários conceitos importantes, tais como reações químicas e densidade relativa dos gases.

REAGENTES
Substância existente no início de uma reação química que, durante a reação, se mistura aos outros reagentes para formar um ou mais produtos no final, no caso aqui é o bicarbonato de sódio e o vinagre, formando o Dióxido de Carbono.
Bicarbonato de sódio é o nome comercial do carbonato de ácido de sódio ou hidrogeno-carbonato de sódio (NaHCO3).
O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino. É também chamado de hidrogeno carbonato de sódio, e apresenta-se como um pó branco que, por aquecimento, perde gás carbônico. Pode ser produzido por reação de dióxido de carbono com hidróxido de sódio líquido.
O NaHCO3 é um potente elemento tampão produzido pelo organismo e se for misturado a um ácido qualquer libera dióxido de carbono e água. Seu uso mais conhecido é como antiácido estomacal porque tem o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico. É usado como fermento químico, no feitio de quitandas como bolo, roscas e pães, o crescimento da massa deve-se à liberação de CO2 gasoso. Esse sal é utilizado também na fabricação de extintores de incêndio de espuma. No extintor há NaHCO3 (sólido) e uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), em compartilhamentos separados. Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores, contudo, não podem ser usados para apagar fogo de instalações elétricas, pois a espuma conduz corrente elétrica.
Carbonato de Sódio
O carbonato de sódio (Na2CO3) é um sal branco e transparente. Ele endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratos. Pode ser produzido por cristalização adequada de seus depósitos naturais (trona;

Relacionados