Trabalho Gestão de Produção
2.1 MELHORIA CONTÍNUA
A melhoria contínua é de suma importância para as organizações que pretendem manter-se no mercado de forma competitiva. Percebe-se que a melhoria continua relaciona-se basicamente com a capacidade que as empresas têm para resolver seus problemas, a qual deve envolver todos os participantes das empresas desde os funcionários dos serviços gerais até seus diretores, clarificando a importância que cada um tem para o sucesso da empresa. Mas para que a melhoria contínua aconteça é necessário que haja algum tipo de insatisfação, notando assim a necessidade de mudar e melhorar algum aspecto em sua gestão.
Considerando a competitividade do mercado é fundamental que as empresas estejam em constante evolução para que alcancem uma boa colocação. Partindo deste pressuposto encontramos a melhoria contínua como uma importante ferramenta para o crescimento, a partir dela as organizações conseguem identificar suas dificuldades e propor programas de melhoria.
É de fundamental importância que as organizações adquiram conhecimento sobre a melhoria contínua, visto que a mesma é indispensável para obtenção do sucesso em seus respectivos ramos de atuação. Assim o estudo apresentado a seguir tem como principal finalidade apresentar os fatores organizacionais em que as empresas devem atuar para alcançar o sucesso desejado.
A melhoria contínua ganhou destaque no Japão devido a fundamentação na filosofia Kaizen, filosofias que serão abordadas neste estudo.
O processo de melhoria contínua nas empresas está intimamente relacionado à capacidade de resolver problemas através de pequenas ações, alta frequência e pequenos ciclos de mudança, onde este último pode ser ocasionado pela alternação entre momentos de ruptura e controle de desempenho.
De acordo com Bessant et all apud Gonzalez e Martins (2007) a melhoria contínua é definida como um processo de inovação que envolve a participação de toda a organização. A realização de seus três