iahsias

777 palavras 4 páginas
DEFINIÇÃO DE COMPRESSOR
O compressor é uma máquina Termica (equipamento industrial) concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...). Normalmente, conforme a equação de Clapeyron, a compressão de um gás também provoca o aumento de sua temperatura.

Finalidade e Aplicações São máquinas operatrizes de fluxo compressível. São utilizados para proporcionar a elevação da pressão de um gás ou escoamento gasoso.
Aplicações dos compressores, as seguintes: serviços de jateamento, limpeza, soprador de ar de forno (em refinarias), sistemas de refrigeração, etc.

Classificação
• Quanto às aplicações:
Compressores de ar para serviços ordinários: produzidos em série para baixos custos, destinam-se a serviços de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas máquinas pneumáticas, etc.
Compressores de ar para serviço industriais: destinam-se às centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais.
Compressores de gás ou de processo: Incluem nessa categoria certos sistemas de compressão de ar com características anormais. Como exemplo, o soprador de ar do forno de craqueamento catalítico das refinarias de petróleo. Trata-se de uma máquina de enorme vazão e potência, que exige uma concepção análoga à de um compressor de gás.
Compressores de refrigeração: são desenvolvidas para esta aplicação. Operam com fluídos bastante específicos e em condições de sucção e descarga pouco variáveis, possibilitando a fabricação em série.
Compressores para serviço de vácuo (ou bombas de vácuo): são máquinas que trabalham em condições bem peculiares. A pressão de sucção é subatmosférica, a pressão de descarga é quase sempre atmosférica e o fluído de trabalho normalmente é o ar. Face à anormalidade dessas condições de serviço, foi desenvolvida uma tecnologia toda própria, fazendo com que as máquinas pertencentes a essa categoria apresentem características bastante próprias.
•Quanto ao Princípio de Concepção:

Relacionados