Trabalho Gest O P
Qualidade e produtividade são fatores-chave para a competitividade e sempre foram preocupações dos setores produtivos, em especial nos países com economia aberta.
A produtividade das empresas tem vindo a crescer nos últimos tempos devido a grande concorrência e a necessidade de fazer sempre melhor. Mas a produtividade basea-se na melhoria do sistema produtivo e dos seus outputs sem acrescer nada ao seu custo. Medir a produtividade de uma empresa é saber até que ponto ela é eficiente na utilização dos seus recursos.
Usando técnicas do sistema de gestão da qualidade, mapeamento de processos, testes e análise de custo-benefício, é possível uma melhoria regular em todos os processos e fluxos de trabalho, atingindo assim, melhores resultados de produtividade com a diminuição de defeitos, menores atrasos e custos reduzidos.
A solução para estes novos desafios poderá ser encontrada através do desenvolvimento dos CCQs (Circulo de Controle de Qualidade), integrando os funcionários à empresa num verdadeiro espírito de parceria.
Investimento em um novo sistema de gestão, implantação do setor de Comunicação e de Responsabilidade Social, criação de um modelo de gestão participativa para os funcionários, divulgando estratégias e resultados para os colaboradores, para melhorar o atendimento, diminuindo o número de reclamações dos clientes, investimento na qualificação e capacitação, com treinamentos mensais, partilhando estratégias, procedimentos, compromissos com o cliente, resultados obtidos e lucratividade, implantação de uma nova política salarial que valoriza o nível de capacitação do funcionário: quanto mais elevado sua formação, mais chances de promoções e aumentos, novos processos de mudanças com o objetivo de preparar a empresa para as certificações de ISSO.