Trabalho Geopol tica Final
O livro The Grand Chessboard1 escrito por Zbigniew Brzenzinski é um livro que nos oferece uma visão muito própria da cultura imperialista americana. É uma obra que indica a rota que deve ser tomada pelos EUA face às relações geopolíticas internacionais. Não é possível constatar, efetivamente, até porque as opiniões se dividem, se é uma obra justificada pela a ação ou se é uma obra que influencia a ação. Certo é que praticamente todos os passos indicados nesta obra foram seguidos pelos membros do governo americano. Dos diferentes governos que iniciaram funções, com as suas respetivas ideias, todos eles mantiveram este foco no domínio do espaço euroasiático.
Zbigniew Brzenzinski2 é um cientista político, um geostratega nascido na Polónia em 1928. Foi conselheiro do presidente Lyndon B. Johnson de 1966-1968 e do presidente Jimmy Carter de 1977-1981. Teve e tem, também, uma carreira académica riquíssima e conceituada ligada à área das relações internacionais. Foi um homem que esteve ligado a grandes decisões geopolíticas americanas, sempre com o intuito de transformar os EUA numa verdadeira potência global.
Brzenzinski pertence à escola realista das relações internacionais e, por isso mesmo, é um seguidor das teorias de Halford Mackinder3 e Nicholas J. Spykman4.
Neste livro, Brzenzinski, afirmando-se com um seguidor da teoria de Mackinder, acredita que a politica internacional americana tem a obrigação de empregar a sua influência na Euroásia com o objetivo de criar um equilíbrio internacional estável, assumindo os EUA um papel de mediador político. O autor afirma que terão havido outros pretendentes a esse estatuto, como Adolf Hitler e Joseph Stalin, que tinham como objetivo a exclusão dos EUA dessa área de influência, uma vez que ambos terão considerado que a presença norte-americana era indesejável e contrária às suas ambições de domínio global.
À data da publicação deste livro, 1997, segundo o autor, pela primeira vez um país não pertencente à