trabalho Geografia
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA– MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PARFOR
DISCIPLINA: GEOGRAFIA – METODOLOGIA DO ENSINO
ACADÊMICA:
ATIVIDADES
1) Quais as diferenças entre mapas e figuras, quanto á localização e a redução proporcional?
As diferenças entre mapa e figuras, quanto à localização em um desenho é que o espaço situa os objetos uns em relação aos outros, e no mapa situam os objetos com base nas coordenadas geográficas. Já quanto à redução proporcional em um desenho do espaço os objetos são reduzidos por comparação, e no mapa, são definidos pela escala (ALMEIDA, 2003).
2) De maneira geral as escalas cartográficas podem ser classificadas como pequenas ou grandes, influenciando no nível de detalhamento do mapa. Caso fosse necessário realizar um mapa com vários detalhes de uma cidade, qual escala cartográfica possibilitaria a representação com um maior detalhamento, uma escala pequena ou uma grande? Justifique. Caso realizasse um mapa com vários detalhes de uma cidade , a escala cartográfica seria utilizada em uma “grande escala”, visto que, o tamanho dos objetos representados serão maiores e com mais detalhes, pois em escalas menores , estas possuem um menor grau de detalhamento dos objetos terrestres.
No entanto, além dos mapas em escalas grandes permitir a representação de levantamentos com mínimos detalhes, oferece grande precisão geométrica , sendo de uso imprescindível aos coletores de dados estatísticos, que servem de instrumento básico para o registro geográfico e cadastral de áreas pequenas, tais como cidades, vilas, povoados, etc.
3) O que são mapas mentais e qual sua importância?
Os mapas mentais é o desenho do espaço real, é uma linguagem não-verbal, sobre o meio experienciado , que facilita para a decodificação e apreensão dos signos, além de facilitar a leitura do espaço do aluno, bem como, possibilitando a compreensão do significado das posições, objetos e