Trabalho geografia
DE
GEOGRAFIA
Carvão mineral
Petróleo
Gás Natural
Usinas Nucleares
Usinas Hidrelétricas
Biodiesel
Reservas Minerais
SUMARIO
*Pagina1 = Carvão Mineral
*Pagina2 = Petróleo
*Pagina3 = Gás Natural
*Pagina4 = Usinas Nucleares
*Pagina5 = Usinas Hidrelétricas
*Pagina5= Fontes Alternativas
*Pagina6= Biodiesel
*Pagina7= Reservas Minerais
Introdução
Este trabalho apresenta alguns aspectos sobre carvão mineral e seus produtores, a importância do petróleo no mundo e suas principais áreas de produção, as vantagens do gás natural, alguns aspectos negativos sobre a construção de usinas hidrelétricas, algumas fontes de energia alternativas, todo o processo de produção do Biodiesel e suas vantagens, e as reservas e distribuição de minerais no subsolo brasileiro.
Carvão Mineral
O carvão mineral também chamado de carvão de pedra, é uma rocha sedimentar orgânica, formada pela decomposição de restos vegetais, há diferentes tipos de carvão, uns de melhor qualidade como fonte de energia (possuem maior porcentagem de carbono) e outros de poder calorífero inferior. A principal base para a industrialização do mundo foi o carvão mineral, pois os países pioneiros de industrialização, como o Reino Unido, a Alemanha, os Estados Unidos e a França, possuem boas reservas carboníferas.
Com o desenvolvimento da indústria automobilística no século XX, pouco a pouco o carvão foi cedendo lugar ao petróleo como grande fonte de energia mundial.
Em 1880, cerca de 97% da energia consumida no mundo era proveniente do carvão, mas, em 1970, somente 12% desse total provinha desse recurso natural. Após a crise do petróleo, em 1973, a elevação dos preços do óleo fez com que o carvão fosse novamente valorizado, ao menos em parte, e seu